sábado, 23 de maio de 2020

Imagens Históricas da Ferrovia em Sapé

Olá amigos do HFPB. Hoje, trago a todos vocês imagens históricas da imemorial estação de Sapé e seus arredores. Grande parte das imagens foram extraídas do Grupo do Facebook "Sapé de Outrora" a quem agradeço pela disponibilização do material histórico. São imagens que remetem desde a década de 1910 até a década de 1990. 
A estação de Sapé, foi uma das primeiras inauguradas na Paraíba, pela The Conde D'Eu Railway Company Limited em 7 de setembro de 1883, no trecho inicial da Capital da Província Parahyba até o povoado de Camarazal, posteriormente Mulungu, na época pertencente ao município de Guarabira
Sapé foi um importante centro comercial na Mesorregião da Mata Paraibana, Microrregião de Sapé, se destacando o cultivo das culturas da cana de açúcar e abacaxi. 
A Usina Santa Helena, fabricante de açúcar, foi uma das maiores da região, boa parte de seu escoamento produtivo era feito de trens, exportando para diversas partes da região.
Por muito tempo um polo algodoeiro, com usinas como a CIDAO (Companhia Industrial de Algodão e Óleos) e posteriormente SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro) se destacando no setor industrial. Inclusive existia desvio ferroviário para o complexo industrial da CIDAO (posteriormente a SANBRA adquiriu as instalações na década de 1930). Praticamente Sapé se desenvolveu em torno da ferrovia, desenvolvimento este bastante significativo. Quando ela chegou em 1883, praticamente, não existiam casas em torno da estação. Um impulso desenvolvimentista "desembarcou" de vez na localidade. A verdade é tanta, que em 1 de dezembro de 1925, Sapé conseguia sua emancipação de Cruz do Espírito Santo, tornando independente e próspera a partir de então.
Abaixo as históricas imagens:

Dia de feira em Sapé no ano de 1910. Ao fundo, quase no centro da imagem, depois do cata-ventos ficava a estação local. Fonte: Sapé de Outrora. 

Usina da CIDAO em 1922. Usina beneficiadora do algodão e fabricante de óleos caseiros. Nota-se os trilhos adentrando no parque industrial no centro da imagem. Fonte: Era Nova, 1922. 

Centro de Sapé no ano de 1922, ao fundo, ao centro da imagem, logo após o cata-ventos ficava a estação. Fonte: Illustração Brasileira, Setembro de 1922.

Imagem da antiga estação que remete provavelmente a década de 1930. Fonte: Autor desconhecido.

Multidão acompanhando Filarmônica Municipal na década de 1950. No centro a estação local. Fonte: Sapé de Outrora.

Passageiros aguardando o comboio chegar a estação de Sapé na década de 1950. Fonte: Sapé de Outrora.

Grupo de pessoas da sociedade sapeense na década de 1950 ao lado da estação local. Fonte: Sapé de Outrora.

Manutenção na linha férrea com a troca de dormentes no perímetro urbano na segunda metade da década de 1960, ao fundo a estação local. Fonte: Sapé de Outrora.

Aspecto de manutenção da linha realizada na segunda metade da década de 1960, com a colocação de brita.  Fonte: Sapé de Outrora.  

Aspecto de manutenção da linha realizada na segunda metade da década de 1960, com a colocação de brita para uma PN (Passagem de Nível).  Fonte: Sapé de Outrora. 

Uma imagem que traz saudades ao amantes do transporte ferroviário de passageiros. Comboio cortando a cidade nas proximidades da estação. Década de 1960. Fonte: Sapé de Outrora.

Desvio perto da estação. Década de 1970. Fonte: Sapé de Outrora.

A estação na década de 1970, após sua reforma estrutural. Fonte: Sapé de Outrora.

A estação demolida inexplicavelmente, na década de 1990. Tempos que não voltam mais. Fonte: Sapé de Outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário