Olá amigos do HFPB. Hoje 30 de abril é uma data muito especial. Hoje é o DIA DO FERROVIÁRIO.
Parabéns a todos os guerreiros que fizeram e fazem os trabalhos em nossas ferrovias. O blog HFPB deseja a todos um feliz 30 de abril a todos os ferroviários e amantes das ferrovias.
A data homenageia a inauguração da primeira ferrovia do Brasil, no dia 30 de abril de 1854. Essa primeira ferrovia brasileira tinha como objetivo ligar a Baía da Guanabara com a Serra de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, sua obra teve o ímpeto de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um homem a frente de seu tempo.
Deixo aqui minhas singelas homenagens. Em homenagem a este dia especial, posto aqui imagens de trabalhadores em diversas operações de manutenção da linha férrea durante vários anos.
Agradeço aos ex-ferroviários Marclineshorida Silva Honório e José Maria Cosme pela exibição de algumas imagens de seus arquivos em redes sociais, exibidas aqui abaixo.
Agradeço aos ex-ferroviários Marclineshorida Silva Honório e José Maria Cosme pela exibição de algumas imagens de seus arquivos em redes sociais, exibidas aqui abaixo.
Trabalhadores ferroviários (cassacos) trocando dormentes nas proximidades de Mulungu na década de 1960. Autor desconhecido.
Guindaste nas proximidades de Mulungu, possivelmente em resgate de uma composição que descarrilou, na década de 1960. Autor desconhecido.
Equipe de manutenção no resgate de uma composição que descarrilou vinda do Rio Grande do Norte em Sapé em 1997. Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Equipe de manutenção no resgate de uma composição que descarrilou vinda do Rio Grande do Norte em Sapé em 1997. Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Equipe TMC de Guarabira em Mari no ano de 2001. Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Equipe EMF de Itabaiana no ano de 2002. Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Equipe EMF de Itabaiana passando em um Auto de Linha pela Ponte de Guarita no ano de 2002. Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Auto de Linha em movimento km 147 perto de Mogeiro em 2002. Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Equipe de manutenção da EMF em Paula Cavalcanti. Arquivo: Arquivo: Marclineshorida S. Honorio.
Equipe da EMF baseada em Itabaiana. Arquivo: Marclinehorida S. Honório.
Marclineshorida no descarrilamento no Km. 174 entre Ingá e Galante em 2010. Este foi o último descarrilamento ocorrido no trecho antes da desativação completa do ramal. Arquivo: Marclineshorida S. Honório.
Regulamento Geral Para Maquinistas e Auxiliares de Maquinistas da década de 1960. Arquivo: José Maria Cosme.
O ex-maquinista José Maria Cosme no Interior de cabine de Loco RSD8 na década de 1990. Arquivo: José Maria Cosme.
Carteira Funcional e Credencial de Transito Para Transporte Ferroviário na década de 1970. Pertencentes ao ex-maquinista José Maria Cosme. Arquivo: José Maria Cosme.
Auto de Linha da CBTU, em Galante no dia 16 de junho de 2017 durante a viagem da Locomotiva do Forró, nos festejos juninos. Foto: Jônatas R. Pereira.
Maquinista da CBTU em uma das viagens da Locomotiva do Forró, durante os festejos juninos em Campina Grande em 2019. Foto: Jônatas R. Pereira.
Maravilha de postagem. Grande abraço!
ResponderExcluir