sábado, 24 de outubro de 2020

Raridade - Estação de Pombal na Década de 1940 - 88 Anos do Ramal Sousa - Pombal

Olá amigos do HFPB. Hoje, 24 de outubro de 2020, comemora os oitenta e oito anos da inauguração do trecho entre Sousa e Pombal, pela antiga Rede de Viação Cearense (RVC), sendo os trabalhos encarregados pela Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas (IFOCS).
A história da construção da linha férrea se deu por conta da necessidade do Governo Federal no início da década de 1920 através do então IFOCS (Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas) construir estradas de ferro pelo interior nordestino e barragens afim de amenizar os efeitos das prolongadas estiagens e melhor acesso entre as localidades sertanejas. 
O ramal que parta de Paiano, no Sertão cearense, alcançou o município de São João do Rio do Peixe em 1922, Cajazeiras em 1923 e Sousa em 1926.  o caminho de ferro deveria seguir com destino a Patos, porém com a paralisação das obras por parte do Governo Federal onde o mesmo cortou verbas do IFOCS destinado ao prolongamento da via férrea em 1923, o trecho correspondente entre Sousa PombalPombal Malta e de Malta Patos ficaram quase que paralisados. Sendo realizados apenas a conclusão do trecho até Sousa, cuja estação foi inaugurada no dia  13 de maio de 1926 pela RVC que ficou encarregada na administração da malha ferroviária sertaneja.
Com a subida ao poder do Presidente Getúlio Vargas em 1930, foram retomadas as obras do trecho entre Sousa Pombal, e o prolongamento passaria justamente defronte a histórica fazenda. Foram contratados inúmeros trabalhadores para tal obra, que ficou encarregada novamente pelo IFOCS
Os trabalhos seguiram em ritmo acelerado. Dentre o trecho onde passaria os trilhos, fica em destaque a história Fazenda Acauã, no município de Aparecida, na época pertencente a Sousa.  Este já foi tema de postagens passadas.
Depois de construir aproximadamente 54 km de obras no trecho que divide Sousa Pombal, e problemas com verbas ao longos dos últimos 10 anos, finalmente, no dia 24 de outubro de 1932 foi festivamente inaugurada o trecho até Pombal. A estação de Pombal está localizada no Km. 629.
Apenas em 8 de fevereiro de 1958, como já foi colocado também em postagens anteriores, ocorre a união entre Sertão e Agreste/Litoral, pondo um fim no "isolamento" desta região em relação a Capital paraibana, assim como as importantíssimas praças comerciais de Campina Grande, Recife e Natal.
Este trecho ficou mercado pelo escoamento de um dos principais produtos de exportação paraibana, me refiro ao algodão. Produto este exportado para o mundo inteiro, e a ferrovia teve papel fundamental para este escoamento.
Depois destes oitenta e oito anos, não temos muito o que comemorar. Desde 2013 o trecho está completamente desativado e pra completar, grande parte dos trilhos defronte a estação foram literalmente arrancados pela atual gestão municipal. 
Felizmente, a estação está preservada e em boas condições, e para "comemorar" este dia, deixo aqui uma imagem rara e bela da estação em princípios dos anos quarenta, do acervo da anriga RVC quando ocorria o prolongamento até Patos, imagem cedida gentilmente por Carlos Camocim, pesquisador cearense. Confira:

A estação em princípios da década de 1940


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