quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O Dia Em Que Uma Enxurrada Tombou Uma Composição em Juazeirinho

 Olá amigos do HFPB. Hoje trago a vocês mais uma história  surpreendente. Isto mesmo que o título descreve, uma grande chuva fez tombar parte de uma composição que trafegava no momento do ocorrido, nas proximidades da cidade de Juazeirinho
Este caso ocorreu na madrugada do dia 18 de março de 1999, foi registrada nas páginas do Jornal da Paraíba de 19 de março. A causadora do tombamento foi uma verdadeira enxurrada que caiu na região entre os dias 17 e 18 de março, como descreve o referido jornal:

"O acidente ocorreu por volta das 3h10 de ontem, quando quatro vagões saíram dos trilhos, provocando um descarrilamento com tombamento.
O impacto do acidente foi tão grande que parte dos trilhos foi destruída. Um dos vagões chegou a tombar por completo do lado da ferrovia, partindo até mesmo o ligamento com o vagão de trás. Muitos equipamentos foram danificados."

A partir desta descrição podemos ter a noção do tão grande foram os estragos causou naquela fatídica madrugada. Foi exatamente no Km 308 que o fato foi consumado. Esta composição partira de Campina Grande e seguia com destino a Fortaleza no Ceará, carregando combustível álcool, açúcar e cimento. Ao todo ele comportava 27 vagões, cada um, dos quatro que tombaram, estava com uma carga de aproximadamente 42 mil quilos de cimento. 
O tombamento atingiu a partir do sétimo vagão, ficando os seis anteriores, assim como a locomotiva intactos. O maquinista e o auxiliar felizmente nada sofreram. 
Os indícios indicam que o acidente pode ter sido provocado pela grande quantidade d'água no trecho onde existe um pequeno canal, este não suportou o volume hídrico destruindo o aterro onde a composição trafegava justamente no momento da enxurrada.
Realmente, no interior do Estado ocorreram chuvas intensas naquele dia, causando alegria por um lado, porém muitos prejuízos para muitos por outro, como em Campina Grande, em que a força das águas e dos fortes ventos derrubaram árvores e alagaram ruas por toda a cidade.
Um policial ferroviário fora designado ao local do acidente para impedir que saques ocorressem com os vagões ali parados.
Os trabalhos de recuperação do trecho atingido foram demorados pelas complexidade dos danos, onde além da retirada dos vagões descarrilados e tombados, também, da total recuperação dos trilhos, dormentes e aterro danificados.  
Agradeço de antemão ao historiador e amigo Vanderley de Brito, Presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), pelo fornecimento da matéria.
Confira abaixo algumas imagens extraídas do Jornal da Paraíba de 19 de março de 1999 do acidente:

Resultado da enxurrada que ocasionaram o tombamento dos vagões e destruição na linha férrea em Juazeirinho.

Aspecto dos estragos ocasionados pela enxurrada na madrugada do dia 18 de março de 1999 levando parte do aterro e tombando vagões. 

Os estragos foram grandes vendo a partir desta perspectiva, onde a enxurrada levou parte do aterro no momento que trafegava uma composição em Juazeirinho.

Capa do Jornal da Paraíba de 19 de março de 1999 mostrando o trecho acidentado em Juazeirinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário