Olá amigos do HFPB. Em pesquisas recentes, publicarei hoje, duas raras imagens da chamada "Estação Velha" de Campina Grande, há exatos quarenta anos atrás, ou seja, em 1982. As referidas imagens foram extraídas da revista "Guia Campina Grande 1982", impresso pela Grafset de Campina Grande, o qual a referida revista trás um panorama de diversas áreas da cidade.
Na época, o prédio da estação era sede da primeira versão do Museu do Algodão, o qual durou até meados desta mesma década.
No ano de 1985, o acervo do Museu do Algodão é transferido para os domínios da Embrapa Algodão, no Bairro do Centenário.
No dia 29 de junho de 1989, no local, foi criado o Museu do São João, com peças e decorações que remetem a antiga vida no interior nordestino, o qual as festividades juninas estão atreladas, durando até 1994. Lamentavelmente, neste mesmo ano, o então Museu do São João, foi saqueado por vândalos, o qual roubaram e depredaram todas as peças, assim como o museu como um todo, que passou por um período de abandono.
A partir de 1995, o prédio da "Estação Velha" passaria por uma grande reforma, o qual foi recuperado janelas, portas, telhado, entre outros.
Em junho de 2001, depois desta ampla reforma, foi recriado o Museu do Algodão, com muitas das antigas peças referentes a produção algodoeira, que até então estava sob domínio da Embrapa Algodão, foi cedida novamente para compor o acervo, perdurando até os dias atuais.
Agradecimento especial a amiga e Guia do Museu do Algodão, Maria José Cavalcante Bezerra (ou simplesmente Mazé), pelo fornecimento de dados preciosos sobre o referido museu.
Confira abaixo as duas imagens de quarenta anos atrás:
Parabéns Jônatas ficou muito boa essas informações
ResponderExcluir