Olá amigos do HFPB. Em visita ao Distrito de Cachoeira dos Guedes, localizado a cerca de 3 km da cidade de Guarabira, trago imagens da Ponte Cachoeira dos Guedes sobre o Rio Araçagi. Até então inéditas na internet.
A referida ponte está localizada no Distrito de Cachoeira dos Guedes, a 3 km da cidade de Guarabira.
Construída originalmente entre 1882/84 pela Wilson Sons & Co, e administrada pela The Conde D’Eu Railway Company Limited até sua encampação em 1901, posteriormente arrendada pela Great Western of Brazil Railway.
A grande cheia de maio a julho de 1936, destruiu completamente a antiga ponte, cortando o tráfego entre Guarabira e João Pessoa, causando prejuízos imensos a economia e transito de passageiros entre estas localidades.
Para amenizar os efeitos causados pelas intensas chuvas, o que causaria a paralisação definitiva do tráfego de trens até Guarabira, foram tomadas algumas medidas paliativas, como a colocação de escoras de dormentes de madeira, em substituição aos pilares levados pela enxurrada. Porém, a cada grande cheia do rio, parte desta estrutura provisória era danificada pela força das águas, o que novamente causava a paralisação do tráfego.
O Governo Federal no início da década de 1940, sensível a situação das ferrovias brasileiras causadas por estas catástrofes, em especial as pontes destruídas por enchentes, reconstruiu por completo a Ponte de Cachoeira dos Guedes, o que tornou viável novamente o tráfego entre os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
A ponte tem 138 metros de comprimento e aproximadamente 4 metros de altura. Composta de superestrutura metálica com parte em treliça, apoiadas por ombreiras de pedra e concreto armado, assim como os pilares centrais.
Uma curiosidade em relação a esta ponte é o fato dela fazer uma leve curvatura, pouco acentuada, já próxima a uma das ombreiras, fato incomum nas pontes ferroviárias do estado.
Próximo a referida ponte, a cerca de 80 metros de distancia, está a velha estação de Antonio Guedes, atualmente bastante deteriorada, porém tombada como patrimônio pelo IPHAEP.
O último trem circulou pela ponte em 2000. Em seguida, o trecho entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte foi suprimido. Não tendo a menor perspectiva de retorno.
Infelizmente com o abandono desde esta data, a ferrugem e o desgaste, já está evidente sua superestrutura metálica, além da maioria dos dormentes, completamente podres.
Confira abaixo as imagens da visita realizada:
A famosa ponte do Rio de Cachoeira dos Guedes, substituindo a original, levada pelas águas do Rio Araçagi em 1936
Superestrutura metálica em treliça da ponte reconstruída em 1942
Jonatas
ResponderExcluirTrabalhei na CFN em 2001 entre Sousa-PB e Quixeramobim-CE, e fiquei surpreso com a "notícia" constante do blog do Sr. Ralph (http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2012/09/a-solidao-do-abandono.html), infomando que os trens não circulam mais entre Campina Grande e Sousa. Vc poderia me informar se isso é verdade??? Estou realmente surpreso.
Obrigado
Que massa! Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
ResponderExcluirCorreia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!