terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Locomotiva em Miniatura Artesanal do Tipo "Mogul" da GWBR

Olá amigos do HFPB. Nesta última postagem deste ano que se despede, postagem esta que me trouxe grande satisfação, já que realizei um sonho de alguns anos.
A satisfação a que me refiro se trata da confecção e término do meu modelo artesanal de uma locomotiva do tipo "mogul" da North British Locomotive Company de 1904 da saudosa GWBR.
Na postagem anterior, trouxe um pouco da história desta célebre locomotiva durante décadas nos quatro estados nordestinos contemplados pela companhia inglesa.  
Depois de quatro meses de trabalhos ininterruptos entre agosto ao início de dezembro, eis que enfim, conclui com sucesso a confecção do modelo. 
O material usado foi o mais simples possível, dentre elas; papel craft (várias espessuras), isopor, arames de guarda chuva, tubetes plásticos, cano pvc, papel comum, cola branca e de isopor, palitos de picolé, dente e de churrasco, entre outros materiais de fácil acesso.
O modelo é uma 248, locomotiva esta utilizada na inauguração do trecho entre Campina Grande e Soledade em 21 de janeiro de 1956, porém já pertencente ao quadro da RFN (Rede Ferroviária do Nordeste).
Ao todo o modelo tem 50 cm de comprimento, 7 cm de largura e 13 cm de altura (chaminé). 
Como havia dito no início da postagem, a idealização e planejamento foi feito há mais de um ano, porém só em agosto do corrente ano que de fato iniciei a montagem da mesma com a confecção das plantas. 
A cada dia uma parte era realizada, com total paciência e minuciosidade. Lógico, infelizmente o modelo não está 100 % idêntico ao original, devido ao pouco material fotográfico disponível. Porém, com a ajuda de amigos que me ajudaram bastante na descrição e incentivo na modelagem da peça eis que trago a vocês esta etapa cumprida. 
Dentre os amigos que me ajudaram nesta empreitada se destacam; Jonas Martins, pesquisador ferroviário de Minas Gerais, fornecedor de imagens raras; William "Eddie" Edmundson, cônsul inglês e pesquisador ferroviário autor do livro sobre a Great Western; Jota "Mack", aviador aposentado e profundo conhecedor de locomotivas da GWBR, entre elas as mogul; André Cardoso, guia do Museu do Trem em Recife e pesquisador ferroviário me fornecendo fotos do modelo preservado no referido museu; Emival G. Barros, pirpiritubense e pesquisador ferroviário que me incentivou a construir o modelo em questão.
Agradeço a estas pessoas citadas que me ajudaram e muito, sem elas este modelo praticamente não existiria.
Nesta última postagem de 2019, ano de nosso aniversário de 10 anos, agradeço a todos vocês e desejo um FELIZ ANO NOVO. Confira os detalhes abaixo:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário