Olá amigos do EFPB. Hoje trago com satisfação imagens recentes da inauguração realizada no dia 18 de outubro do ano passado na cidade de Bananeiras, Brejo Paraibano, do Museu Desembargador Semeão Cananea.
O bananeirense Laelson Viana flagrou o momento em que a prefeita Marta Ramalho discursava e enviou gentilmente imagem de peças colhidas na região para compor o acervo do mesmo. A implantação do espaço foi instituído em parceria com o IPHAN-Instituto Histórico e Artístico Nacional e Ministério da Cultura.
Semeão Cananea foi juiz da comarca por vários anos, diretor fundador do Colégio Estadual e da Campanha de Educação de Menores retirando das ruas todas as crianças, matriculando-as na escola.
Esta também fundou também, O Renovador, periódico mimeografado que ele mesmo digitava em sua pequena maquina Olivetti. A Prefeita Marta Ramalho, nessas obras homenageou vários bananeirenses, entre os quais Manoel Rodrigues, o ultimo verdadeiro alfaiate da cidade que com a "arte da sua tesoura", como dizia, mandou quase todos os filhos para a universidade.
A produção de artesanato da cidade, em evolução, tem na Oficina Manoel Rodrigues e Artesanato a sede de seus trabalhos contando agora com uma equipe na Universidade e do município. No PETI e no Projovem exitem grupos de produção de artesanato cujo trabalho encontra-se em exposição por todo este mês no Espaço Cultural Oscar de Castro.
O Museu Desembargador Cananea ocupa a antiga casa do chefe da estação local, inaugurada oficialmente em 30 de julho de 1925, no Ramal de Bananeiras.
Este museu servirá as futuras gerações conhecerem um pouco dos costumes e história local. Parabéns a Prefeitura de Bananeiras por esta conquista.
Aspecto da antiga Casa do Chefe da estação de Bananeiras, agora Museu Desembargador Cananea.
Entrada do museu.
Momento em que a Prefeita Marta Ramalho discursava na inauguração do museu.