Olá amigos do HFPB. Em nossa postagem de hoje, trago uma super matéria do saudoso jornal recifense 'A Provincia' de 28 de novembro de 1913. A importante matéria consta as inaugurações das estações de Cacimbas e Borborema (na época o então povoado pertencente ao município de Bananeiras se chamava Boa Vista), no trecho compreendente da então 'Estrada de Ferro Independencia - Picuhy', prolongamento da 'Estrada de Ferro Conde D'Eu', arrendada pela Great Western em 1901 .
Os trabalhos de construção do ramal foram realizados pela Great Western of Brazil Railway (GWBR), sendo estes iniciados em 1 de março de 1910. O primeiro trecho do ramal foi entregue de forma provisória em 20 de dezembro do mesmo ano, ligando Itamatahy ao Km 10, além do então distrito de Pirpirituba, município de Guarabira.
Os trabalhos seguiam em ritmo acelerado, após a conclusão das escavações do desafiador 'Túnel da Serra da Samambaia' entre 1911 e 1913, enfim a segunda parte dos trabalhos estavam concluídas.
A festa inaugural, realizada no dia 24 de novembro de 1913, não poderia ser diferente, foi um marco para os moradores das localidades onde o trem alcançou.
Autoridades ligadas a construção do trecho ferroviário, além da presença de autoridades locais e da grande massa popular estiveram tanto em Cacimbas quanto em Borborema, para o ato histórico onde o trem venceria subidas e descidas, chegando finalmente a fértil zona brejeira.
Confira abaixo a matéria completa:
A Provincia - 28-11-1913
Estação de Cacimbas em 30 de novembro de 2017.
Estação inaugurada em 24 de novembro de 1913.
Estação de Borborema em fevereiro de 2012.
Estação inaugurada em 24 de novembro de 1913.