Olá amigos da HFPB. Em mais uma postagem trago informações preciosas colhidas no Relatório do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas do Governo Federal referente ao ano de 1901 da nossa primeira companhia ferroviária, ou seja, The Conde D'Eu Railway Company Limited.
O referido relatório mostra que naquela data de 1901 (ano em que a Conde D'Eu foi arrendada pela GWBR) o material motriz da companhia era composto por 14 locomotivas.
Essas locomotivas receberam carinhosamente nomes que homenageavam pessoas ou de cidades onde a ferrovia passava.
As primeiras locomotivas chegaram a Paraíba por volta de 1881 no trecho primeiro trecho em construção, da Capital Parahyba (João Pessoa) a Entrocamento (posteriormente Paula Cavalcanti). Em 1883 quando o tráfego foi aberto oficialmente 9 locomotivas faziam parte do material motriz da Conde D'Eu.
Segundo dados de outro relatório do Governo Federal referente ao ano de 1893, a Conde D'Eu trabalhava com 10 locomotivas. Em 1895 chegaram mais 3 locomotivas, e em 1901 mais uma, em um total de 14 máquinas motrizes.
Segundo o mesmo relatório de 1893, as máquinas de número 1 a 4 foram fabricadas pela Robert Stephenson & Co. na Inglaterra, do tipo boogie bissel, de tanque com quatro rodas conjugadas e peso de 21 t. As de número 5 a 9 foram fabricadas pela Black Hawthorn & Co., também construídas na Inglaterra. A de número 10 fora fabricada pela Robert Stephenson & Co, idêntica as quatro primeiras e com peso de 25 t.
Infelizmente não temos dados das locomotivas 11 a 14, como fabricante e configurações das rodas, por exemplo.
No ano de 1902, a ferrovia já parte integrante da GWBR, adquiriu a maquina que recebeu a nomenclatura de 'Alagoa Grande' de número 15, com quatro rodas motrizes de 1m,06 de diâmetro e dois limpa-trilhos. Esta máquina como o próprio nome diz, circulou no recém inaugurado ramal entre Mulungu a Alagoa Grande, a partir de julho de 1901.
Em 1902 a ferrovia teve 270.464 km de tráfego percorridos por 15 bravas e desgastadas locomotivas.
Confira abaixo o nome destas máquinas e a km percorrida por cada uma delas no ano de 1901: