Olá amigos do HFPB. Há exatos dois anos, no final de junho de 2018, ocorria mais uma das tradicionais viagens da chamada "Locomotiva do Forró", por vezes ao longo dos anos também intituladas de "Trem do Forró", "Locomotiva Forrozeira", "Expresso Forrozeiro", "Forró nos Trilhos". Esse passeio é integrante da programação do "Maior São João do Mundo", realizado todos os anos em Campina Grande.
Como havia dito em postagens anteriores, o famoso passeio sempre ocorria durante o período junino partindo do Museu do Algodão, a famosa "Estação Velha", em Campina Grande com destino ao Distrito de Galante, em um percurso de 21 quilômetros, cortando belas paisagens agrestinas do município.
Animada ao som do tradicional "Forró Pé de Serra", com triângulo, sanfona e zabumba, transportando animados inúmeros foliões de diversas partes do Brasil, assim seguia em marcha lenta em destino aos festejos que também eram realizados no referido distrito.
A locomotiva tracionadora tratava-se de uma ALCO Diesel RS-8, número 6008 da CBTU, junto com sete carros de passageiros da mesma companhia. Uma velha conhecida de longas datas.
Infelizmente, os passeios foram suspensos após falhas técnicas, depois de um descarrilamento ocorrido no dia 23 de junho de 2019 próximo a Galante. Em 2020, como todo mundo já sabe, os festejos (à princípio) foram cancelados por motivos da terrível pandemia mundial de Covid-19, mas não se tem a certeza de que o famoso passeio terá continuidade, a curto prazo, devido falhas na linha férrea.
Abaixo, algumas filmagens realizadas dentro da referida "Locomotiva do Forró" e no Distrito de Galante durante os festejos, curtam ao som do mais animado Forró, confira:
A "senhora" protagonista dos passeios "forroviários". ALCO diesel RS-8 6008.