Olá amigos do HFPB. Hoje, 2 de outubro de 2021, uma data comemorativa. Data esta muito especial para a história ferroviária paraibana e em especial, para a história campinense. Há exatos 114 anos, era inaugurada de forma oficial, o prolongamento de Itabaiana a Campina Grande, consequentemente de sua estação. Percurso de 90 quilômetros, passando pelos atuais municípios de Itabaiana, Mogeiro, Ingá e Campina Grande.
Detalhe, as estações de Lauro Müller, Mogeiro, Ingá e Galante, também foram inauguradas naquele 2 de outubro de 1907.
Foi a partir daquele evento, naquela tarde daquela quarta-feira histórica, que a cidade de Campina Grande passaria por um "boom" sócio-econômico.
Lógico, que não foi apenas a chegada da ferrovia em terras campinenses que foi a maior alavancadora deste desenvolvimento, mas não podemos negar a imensa influencia que este benefício trouxe a cidade e região.
Em postagens comemorativas em anos anteriores, neste blog, falamos bem sobre este 2 de outubro e sua importância para o cenário econômico paraibano.
Em junho do corrente ano, foi lançado o livro História de Campina Grande, De Aldeia à Metrópole, dos amigos Vanderley de Brito e Maria Ida Steinmuller.
Vanderley de Brito é o atual Presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), função que ocupa desde 2018, Maria Ida Steinmuller é a Presidente de Honra do IHCG. Ambos não medem esforços para o engrandecimento da instituição e da memória campinense.
Trata-se da mais nova obra literária referente a história campinense, história esta muito bem escrita, com linguagem acessível, sem enrolação, que se inicia desde antes de sua fundação, no século XVII, até o final do século XX.
Este é resultado de amplas apurações de dados preciosos, trabalho este que custou três anos de árduas pesquisas para ambos. Obra esta que recomendo, e muito.
Ótimo livro, com inúmeras imagens, ilustrações e ótimos textos, fazendo o leitor ter uma verdadeira "viagem através do tempo" ao folear suas páginas. No sub-capítulo 10.2, traz perfeitamente a epopeia da chegada da linha férrea a "Rainha da Borborema", tendo uma das principais figuras o então Prefeito Municipal Christiano Lauritzen, personagem este que não mediu esforços em trazer tal benefício a sua terra adotiva.
Para surpresa minha e dos demais leitores, os autores incluíram uma imagem até então nunca publicada em outro meio literário. Se trata de uma bela imagem da estação de Campina Grande em fase de conclusão, imagem esta muito provavelmente tirada entre junho e setembro de 1907.
Analisando a referida imagem, ela nos traz um grupo de pessoas defronte a estação, aparentemente não dá pra saber quem são, mas é provável, que se tratem de funcionários empregados pela GWBR (Great Western of Brazil Railway), na construção da estação e linha férrea e de alguns populares.
Os dísticos da estação com os nomes Campina Grande e GWBR ainda não foram confeccionados, o que pode ser observado na foto histórica da inauguração de 2 de outubro.
O que mais me surpreendeu na imagem, foi o aparecimento de uma locomotiva trazendo materiais para a construção de linha férrea. Tratava-se de um "trem de lastro", empregado exclusivamente no emprego de transporte de materiais como lastro (brita), trilhos, dormentes, trabalhadores (estes conhecidos popularmente como cassacos), madeiras, tijolos, entre outros materiais. Em breve trarei uma postagem em análise sobre esta locomotiva, aguardem.
De acordo com a imagem, o trecho defronte a estação ainda não tinha recebido trilhos e dormentes, apenas pedras estavam no lugar.
Enfim, trata-se de um bela fotografia sem igual, que remete aos tempos áureos do transporte ferroviário brasileiro.
Agradeço mais uma vez aos amigos Vanderley de Brito e Maria Ida Steinmuller pela brilhante escolha da imagem para compor o riquíssimo acervo gráfico do livro História de Campina Grande, De Aldeia à Metrópole, 2021, e pela disponibilidade.
Deixo aqui este presente em comemoração ao tão famoso 2 de outubro, data esta tão significativa para a história ferroviária paraibana.
Fonte: História de Campina Grande, De Aldeia à Metrópole, Vanderley de Brito e Ida Steinmuller, Centro Editorial IHCG, Campina Grande, 2021.
Foto raríssima de 1907, antes da inauguração da estação de Campina Grande em 2 de outubro do mesmo ano. Fonte: História de Campina Grande, De Aldeia à Metrópole, Vanderley de Brito e Ida Steinmuller, Centro Editorial IHCG, Campina Grande, 2021.
O belo e novíssimo livro História de Campina Grande, De Aldeia à Metrópole, Vanderley de Brito e Ida Steinmuller, Centro Editorial IHCG, Campina Grande, 2021.
Os autores Vanderley de Brito e Maria Ida Steinmuller