terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vídeo no Túnel da Serra da Viração - Bananeiras

Olá amigos do HFPB. Em visita a belíssima cidade de Bananeiras no dia 05 de maio de do corrente ano, na ocasião uma visita ao grande Túnel da Serra da Viração. Realizei um vídeo desta bela obra da engenharia ferroviária que ainda encanta a todos que o visitam pela solidez e durabilidade. Localiza-se a 1,5 km da antiga estação local, atual Hotel e Pousada da Estação.
Outrora utilizado no transporte ferroviário até a cidade de Bananeiras. Construído entre 1921 e 1923 com muito sacrifício ele serviu de acesso até a cidade de Bananeiras, quando sua estação foi oficialmente inaugurada em 30 de Julho de 1925. 
Todo o ramal foi desativa na segunda metade da década de 1960. Seus trilhos e todo o material presente foram retirados para nunca mais voltarem. Atualmente é um dos cartões postais do município de Bananeiras. Confira abaixo o vídeo:


Vídeo no Túnel da Serra da Samambaia - Borborema

Olá amigos do HFPB. Apesar das poucas postagens nos últimos tempos, venho hoje com um vídeo de uma visita ao mítico, pitoresco e histórico "Túnel da Serra da Samambaia" no município de Borborema realizada no dia 6 de maio de 2014. 
Está localizado na região da Serra da Samambaia próximo a divisa com o município de Pirpirituba, a uns 3 km da cidade de Borborema.
Este túnel tem uma peculiaridade, faz uma curva. Provavelmente seria reto, já que existem evidencias de escavações em torno dele aonde seria a entrada. Porém os engenheiros optaram devido ao relevo local fazê-lo em curva.
Esse túnel que outrora ligava linha férrea até o então povoado de Boa Vista, depois Camucá (atual Borborema). A estação de Borborema assim como o referido túnel foram inaugurados em 24 de novembro de 1913 pela Great Western of Brazil Railway (GWBR). O ramal se chamava "Estrada de Ferro Independência-Picuhy", e tinha como objetivo de prolongar o ramal ferroviário de Independência (atual Guarabira) até a "Villa de Picuhy" (Picuí), mas os trilhos foram até Bananeiras no início da década de 1920. 
Posteriormente com todo e material presente o ramal foram desativados e retirados a partir da segunda metade da década de 1960. 
Confira abaixo os videos dessa aventura:

Chegada ao túnel