A estação de Borborema foi inaugurada em 24 de novembro de 1913 pela GWBR.
Porém a estação e seu armazém já estavam prontos desde 1911. Mas com a construção do Túnel da Serra da Samambaia a inauguração oficial se deu na data acima citada. O povoado chamava-se na época de sua inauguração Boa Vista. Anos mais tarde passou a se chamar Camucá, posteriormente Borborema.
Um dos nomes mais relevantes em trazer o trajeto ferroviário passando por Borborema foi do Dr. José Amâncio Ramalho, homem de visão aguçada que incentivou o desenvolvimento local e tinha grandes amizades entre políticos de renome, como José Américo de Almeida e Epitácio Pessoa.
Dr. José Amâncio, além de ser um dos benfeitores da vinda da ferrovia à Borborema também tinha uma usina de beneficiamento de algodão (uma das primeiras do interior da Paraíba), uma fecularia e uma usina hidrelétrica. Ele foi uma espécie de "Delmiro Gouveia" da Paraíba, porém sem inimigos políticos.
Um dos nomes mais relevantes em trazer o trajeto ferroviário passando por Borborema foi do Dr. José Amâncio Ramalho, homem de visão aguçada que incentivou o desenvolvimento local e tinha grandes amizades entre políticos de renome, como José Américo de Almeida e Epitácio Pessoa.
Dr. José Amâncio, além de ser um dos benfeitores da vinda da ferrovia à Borborema também tinha uma usina de beneficiamento de algodão (uma das primeiras do interior da Paraíba), uma fecularia e uma usina hidrelétrica. Ele foi uma espécie de "Delmiro Gouveia" da Paraíba, porém sem inimigos políticos.
A estação de Borborema foi desativada em 1967 pela RFN, por ordem do Governo Federal. O prédio hoje serve como a sede da Secretaria de Educação do município de Borborema, e tombado pelo IPHAEP em 2003, com todos os seus compartimentos externos e internos originais preservados.
A estação na década de cinquenta.
Armazém da estação de Borborema na década de cinquenta.
A estação e banheiro na década de setenta, já com os trilhos retirados.
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