quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estação de Engenho Central

A estação atualmente completamente abandonada.

Ilustração da velha estação de Engenho Central.

A estação do Engenho Central foi inaugurada em 1883 pela Conde D'Eu Railway Company Limited. O Engenho Central e sua estação estão localizados no município de Santa Rita e faz parte de um pequeno aglomerado de edifícios que se distribuem nas proximidades da Usina São João (responsável pela fabricação de
álcool), e inclue prédios de uso administrativo, comercial e residencial, casas de trabalhadores e empregados, a casa sede da Usina São João, além de uma igreja existente no local. A estação e a linha férrea serviam aos trens transportadores de cana-de-açúcar, parte do sistema usineiro de exploração agrícola já referido. A estação do Engenho Central foi parte integrante das filmagens do filme "Fogo Morto", de 1976. A estação está desativada desde a década de 1990, pela RFFSA. Fica na entrada da Usina São João, e está quase totalmente coberta de mato, como se pode ver na foto anaixo.
(Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Cenografia e Vida em Fogo Morto, Rachel Sisson, 1977; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; Rodrigo Cabredo, 2006).





Nenhum comentário:

Postar um comentário