quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estação de João Pessoa

A velha estação Conde D'Eu em 1920

A estação em 1908


A estação nova de 1942.


Fachada da estação de João Pessoa em 2005.

A estação de João Pessoa (antiga Parahyba) foi inaugurada em 7 de setembro de 883 no bairro do Varadouro, no largo da Gameleira (atual Praça Álvaro Machado), pela E. F. Conde D'Eu, na época, era a estação da ponta do ramal vinda desde a estação do Entroncamento. Porém a primeira viagem de trem no estado ocorreu em agosto de 1881, ligando a Capital até Entroncamento. Momento este muito festejado pela sociedade paraibana na época., por ser o primeiro trecho inaugurado de ferrovia no estado.
Esta estação original tinha um estilo eclético, com muitos janelões e entrada principal. É verdade que em abril de 1881 houve uma inauguração simbólica de um curto trecho da linha a partir da estação da Paraíba; os trens efetivamente passaram a correr regularmente em 1883.
Em 1920, junto à plataforma, ao lado da rua, havia um curral para conter o gado que era embarcado na estação. Após a morte de João Pessoa, político paraibano e candidato à vice-presidência do Brasil na chapa de Getúlio Vargas, em 1930, a cidade e a estação foram renomeadas com o seu nome. Em 1942, o prédio foi derrubado e substituído pela atual estação, inaugurada em 10 de novembro, com características modernistas: linhas retas, marquise, mezanino, fachadas sem adornos, esquadrias de ferro e vidro - o prédio mais antigo somente foi demolido após a entrega da nova estação. Hoje é uma das estações do trem metropolitano de João Pessoa, operado pela CBTU.

Fontes: Alvarez Ribeiro, 2007; Jônatas Rodrigues; CBTU; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: As Ferrovias do Brasil, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário