terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estação de Lauro Muller

Olá amigos do EFPB. A estação de Lauro Müller foi inaugurada em oficialmente em 2 de outubro de 1907 pela GWBR (Great Western of Brazil Railway) como parte integrante do Ramal Itabaiana - Campina Grande, da Estrada de Ferro Recife - Limoeiro.
A estação ficava próximo ao Distrito de Guarita no município de Itabaiana, distante 5 km do centro urbano itabaianense. A estação era pequena mas bem subdividida em três partes com aproximadamente 10 metros de comprimento com 3 de largura, realmente uma pequena parada. A construção de uma parada nesta localidade tinha como objetivos o transporte de passageiros do referido distrito e no abastecimento d'água para as velhas locomotivas, já que a mesma ficava as margens do Rio Paraíba e da grande Ponte de Guarita.
Tinha ainda uma caixa d'água destinada ao abastecimento das máquinas, motor a vapor destinado a captação do líquido precioso no rio.
Na grande cheia de 1924 as águas do Rio Paraíba chegaram até a estação, destruindo grande parte das construções. 
Este nome foi uma homenagem ao então Ministro da Viação e Obras Públicas que aprovou e contratou o prolongamento da ferrovia de Pilar até Timbaúba-PE em 1900. A velha estação foi demolida há muitos anos atrás, quando o transporte de passageiros e abastecimento d'água das caldeiras das locomotivas a vapor não eram mais necessários. Resta apenas a antiga plataforma e área destinada ao antigo banheiro. 

No local resta apenas a velha plataforma, vendo ao fundo a Ponte de Guarita. Foto: Artur Anderson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário