sábado, 12 de março de 2016

Visita ao Túnel da Serra da Viração - Bananeiras

Olá amigos do HFPB, depois de muito tempo ausente trago uma nova postagem para vocês. Em visita a cidade de Bananeiras no dia 2 de março último, não poderia deixar de visitar novamente o famoso Túnel da Serra da Viração. 
Aproveitando o momento de inspiração, fiz algumas pesquisas técnicas no referido túnel, que estão abaixo, confira:

  • Comprimento total: 120 metros aproximadamente
  • Largura da "boca" norte: 3,85 metros. 
  • Largura da "boca" sul: 3,95 metros.
  • Boca do túnel: 5,50 (aprox.) de altura.
O referido túnel foi construído entre final de 1921 e meados de 1923 pelo IFOCS
Depois de muitos percalços na sua construção e conclusão, com o risco eminente de paralisação definitiva da obra, enfim, no dia 25 de novembro de 1923 a primeira locomotiva realizava a primeira travessia do mesmo em direção a estação local já concluída. 
A linha originalmente se chamaria"Estrada de Ferro Independência - Picuhy", porém como o trecho jamais foi concluído e os trilhos chegando apenas a Bananeiras, o ramal ficou conhecido como Ramal de Bananeiras.
Por decreto do Governo Federal do então Presidente Artur Bernardes cortou todas as verbas de construção de obras do IFOCS (Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas), sendo a estrada de ferro chegando apanas Bananeiras.
Infelizmente todo o tráfego do Ramal de Bananeiras foi desativado  em 1966 e consequentemente todo o material de trilhos, dormentes e estrutura das pontes e pontilhões existentes foram removidos para nunca mais voltarem por ordem do Governo Federal da época.
Atualmente o Túnel da Serra da Viração é uma grande atração turística do município de Bananeiras, onde são realizados festividades especialmente no período junino. 
O visitante pode atravessá-lo sem nenhum problema, atravessando-o, apenas imaginando que ali circulava há mais de 50 anos atrás o som estridente das possantes máquina sobre trilhos.  

Aspecto do túnel atualmente





"Boca" norte

Interior do túnel


"Boca" sul








3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Magnífica toda essa história, magnífica👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Como morador do que seria o destino final, percebo que desde sempre o país anda de ré no que se refere à decisões para fomentar o desenvolvimento. Todos os países de vergonha cresceram sobre trilhos; no Brasil, "governar é construir estradas"...

    ResponderExcluir