Olá amigos do HFPB. Trago hoje uma imagem que remete aos bons tempos da ferrovia em Campina Grande. Trata - se de uma imagem da "estação nova" aextraída da antiga revista Tudo de 1986 de circulação local que pertencia ao jornal Diário da Borborema.
Na época a estação local tinha um intenso tráfego ferroviário e a mesma dispunha de um amplo complexo com armazéns para mercadorias, alojamento para funcionários da RFSSA, garagem para trollers, vila ferroviária dos funcionários, casa de força e a estação propriamente dita.
As viagens de trens de passageiros já haviam sido suspensas desde o final da década de 1970, apenas trens de cargas circulavam pelo ramal.
A estação de Campina Grande servia de apoio para trens que trafegavam entre Recife e Fortaleza, desde a união destes via férrea inaugurada em 1958.
Depois da privatização das ferrovias brasileiras no final da década de 1990, gradativamente o complexo foi sendo desativado.
Infelizmente, atualmente o abandono toma conta do outrora pujante complexo ferroviário, sendo esconderijo para criminosos e vândalos que usufruem o local para praticarem suas ações criminosas.
O poder público em sua vez pouco ou nada faz a respeito em preservação deste importante patrimônio histórico campinense. Lamentável.
A estação na década de 1980 quando o tráfego de trens de carga ainda existia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário