Ola amigos do HFPB. Hoje trago uma peça muito importante encontrada no atual Museu do Algodão em Campina Grande. Trata-se de um antigo botão que pertenceu a um antigo fardamento utilizado pelos maquinistas da Great Western (GWBR) na primeira metade do século XX.
Segundo relatos do amigo Comandante Mack de Recife: "No tempo da GW, uniforme com dólmã, aquele paletó fechado, com botões de latão polido e quepe com algo como um crachá na frente, em cima da pala. E o lance era os botões polidos e o quepe super arrumado". Segundo o próprio Mack, afirma que a cor dos uniformes dos maquinistas eram azul escuro, semelhante a a cor dos tecidos de jeans e os quepes também.
Em conversa recente com um senhor de noventa anos aqui em Campina Grande, cujo o pai foi funcionário da companhia, o fardamento dos maquinistas de trens de passageiros eram amarelos e o fardamento dos maquinistas de trens de carga eram azul escuro.
Originalmente eram dois botões existentes no acervo do Museu do Algodão, mas infelizmente há alguns anos algum larápio na surdina usurpou o outro botão, restando apenas este. Fica aqui este interessante registro desta peça rara.
Botão pertencente aos antigos uniformes dos maquinistas da GWBR.
Botão pertencente aos antigos uniformes dos maquinistas da GWBR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário