Olá amigos do HFPB. Hoje trago imagens raras de filmagens realizadas na década de 1920 das estações de Bananeiras e Borborema no Brejo Paraibano.
Na realidade estas imagens foram extraídas de parte do grandioso filme documentário intitulado Sob o Céu Nordestino, pelo Escritor e Jornalista paraibano Walfredo Rodriguez.
As filmagens são iniciadas em 1924, percorrem praticamente todo o estado da "Parahyba", mostrando aspectos, fauna, flora e economia locais. Em 1928 a obra é finalizada com aproximadamente duas horas de filmagens. Foram rodadas 2.080 metros de película.
Walfredo Rodriguez pretendia mostrar ao Sul do País que o Nordeste mais especificamente a Paraíba que não era apenas miséria. Queria rebater as descriminatórias e absurdas criticas de seus amigos da "Federal Filmes", da Capital Federal, de que na Paraíba não existia "nada de civilizado", de que por aqui "nem se comia direito", e que os índios "atacavam pessoas nas cidades". A ideia inicial era filmar todo o Nordeste, mas só captou a Paraíba.
Com a conclusão deste best-seller, o mesmo foi exibido em várias cidades do Estado, e em outros estados nordestinos, além do Rio de Janeiro.
Concluídos as exibições em vários recantos do Estado e em outros o filme foi levado por Antônio Barradas para Paris, a fim de sonorizá-lo, porém isto não foi possível, já que o mesmo faleceu subitamente durante a viagem, a cópia original desapareceu e não foi mais encontrada.
Ao longo dos anos foram encontradas até então apenas 24 minutos da filmagem original. Infelizmente perdemos boa parte do material, mas felizmente partes das filmagens de Bananeiras e Borborema onde aparecem suas respectivas estações foram preservadas.
Confira abaixo a sequencia de filmagens de ambas as localidades brejeiras por volta tudo indica em 1924, quando a estação de Bananeiras ainda estava em processo de conclusão, inaugurada oficialmente em 30 de julho de 1925.
Cinema na Paraíba Cinema da Paraíba. Wills Leal, Segundo Volume, 2007.
Sequência de Bananeiras:
Conclusão da estação.
Conclusão da estação e armazém.
Conclusão da estação e armazém.
Sequência de Borborema:
Estação de Borborema no centro da imagem.
Notar três vagões do tipo fechado da antiga Great Western em frente ao armazém
Nenhum comentário:
Postar um comentário