Olá amigos do HFPB. Hoje trago imagens atualizadas da estação de Pocinhos e seu complexo ferroviário. Infelizmente o que constatei é um total estado de abandono.
Na última visita que fiz a mesma em junho de 2011 o estado não era satisfatório, porém, ainda conservava as portas e janelas, mesmo precariamente, servindo de um "barzinho". A estação só lembrando, foi totalmente desativada em fins da década de 1990.
A estação e o complexo de Pocinhos foram inaugurados em 1954 provisoriamente, e oficialmente em fevereiro de 1958 para a abertura do tráfego Campina Grande - Patos.
Ontem, dia 29 de novembro de 2018, na última visita que fiz ao complexo ferroviário de Pocinhos a situação era ainda mais lamentável. Portas e janelas foram furtadas, parte do telhado ruiu e o abandono impera no local. Foram registrados até crimes ocorridos no local, como assassinato de dois jovens em novembro de 2017. Retrato do total desprezo com nossas ferrovias e instalações praticamente em todo o país.
A estrutura do prédio da estação porém, parece ainda sólida, sem riscos aparente de desabar (devido a boa construção da mesma), mas o mesmo não posso dizer do telhado, este encontra-se condenado, com risco de total desabamento. O lixo e mato se acumulam em torno da estação, criando um ambiente desagradável a uma histórica e importante estação.
No caso do armazém, este continua a mesma situação de visitas anteriores, sem as portas e o telhado, há muito desaparecidos. Os habitantes da localidade o utilizam como uma quadra de futebol improvisada.
A situação da antiga garagem que guardava os "Handcars", também conhecidos como "Trolleys", ou simplesmente "Carrinhos de Linha", é a mesma do armazém e estação, ou seja, em completo abandono.
A antiga vila ferroviária, é a que se encontra em melhores condições. Todas as casas encontram-se habitadas, algumas delas reformadas.
Mas infelizmente não posso dizer do complexo como um todo, o abandono impera no local. Infelizmente não tem nenhum plano de reativação por parte dos órgãos responsáveis pela malha ferroviária e seus prédios neste trecho que liga Fortaleza - Recife, via Paraíba.
Desde sua desativação em 2010 por parte da Transnordestina, não circula trens de carga e o futuro não parece ser muito promissor, pelo menos a curto prazo. Esperamos, quem sabe, um dia a malha ferroviária paraibana volte aos bons tempos de outrora. Confira abaixo as imagens da visita que fiz ao complexo na tarde da última quinta-feira, 29 de novembro:
Estado atual da estação de Pocinhos
Entrada principal da estação
Estado atual da estação de Pocinhos
Estado atual da estação de Pocinhos
Lateral da estação
Situação interna
Janelas desapareceram
Portas desapareceram
Estado atual da estação de Pocinhos
Estado deplorável da estação
Situação calamitosa do telhado
Entrada de acesso a plataforma de embarque
Plataforma da estação
Situação atual do armazém
Há muito as portas e telhado desapareceram
Plataforma de embarque do armazém
Local transformado em uma quadra de futebol (futsal)
Antiga garagem para Hand Cars (Troleys) em completo abandono
Antiga garagem para Hand Cars (Troleys) em completo abandono
Resquício de onde localizava os trilhos dos troleys dentro da garagem
Aspecto da antiga vila ferroviária, esta não abandonada
Casas do Chefe da Estação e do Agente
Muito triste a situação das estações de trem. As que ainda estão de pé correm o risco de desaparecer num futuro próximo. Sempre quando passo em Patos ou Sousa fico pensando em possíveis usos públicos para esses espaços - com um pouco de vontade política seria muito fácil restaurar e valorizar esse patrimônio.
ResponderExcluirAh, parabéns pelo blog. Sempre acompanho.
Seu blog é espetacular! Já pensou em fazer um documentário?
ResponderExcluir