Olá amigos do HFPB. No decorrer do ano várias postagens de diferentes assuntos fizeram parte de nosso blog. Mas infelizmente, algumas passagens importantíssimas ficaram de fora no decorrer do ano. Peço de antemão desculpas por estas falhas e esquecimento nos momentos apropriados.
Duas importantes passagens ficaram de fora neste ano. Mas nunca é tarde pra corrigir.
A primeira trata-se de uma visita, melhor dizendo, três visitas realizadas destaques neste ano. Infelizmente não fiz menção anteriormente em postagens neste blog. Tratava-se das viagens realizadas por mim na famosa e tradicional "Locomotiva do Forró", durante o mês de junho. Esta nomenclatura já foi alterada ao longo dos anos, foi chamada de "Trem do Forró", "Locomotiva Forrozeira", "Expresso do Forró", "Trem Forroviário".
Este tradicional passeio junino ocorre todos os anos desde 1997, em um percurso de 23 quilômetros entre a estação velha de Campina Grande (Museu do Algodão) e o Distrito de Galante.
Uma locomotiva diesel-elétrica n° 6008 tipo RS-8 da ALCO construída em 1959, levando consigo uma composição de sete carros de passageiros lotados de forrozeiros e turistas de várias partes do Brasil e do mundo.
Para se fazer justiça a falta por mim cometida na época, postarei aqui fotos tiradas durante o passeio nas três ocasiões.
A segunda, foi outra falta gravíssima cometida por mim neste ano histórico de 2018, este bem mais grave pelo esquecimento de minha pessoa. Tratava-se da importantíssima data comemorativa dos 60 anos de Inauguração do Prolongamento Campina Grande - Patos.
O dia 8 de fevereiro de 1958 foi escolhido para ser o dia da viagem inaugural entre as duas estações. De acordo com o jornalista José Soares de Souza, correspondente do jornal Diário da Borborema de 11 de fevereiro de 1958, que se encontrava em Patos no dia histórico escreveu da seguinte maneira ao jornal:
No dia 08 do corrente esta cidade viveu momentos de grande alegria com a entrega do tráfego (provisoriamente) da Estrada de Ferro CAMPINA GRANDE - PATOS, uma velha aspiração, não só de Patos como de todo o sertão que hoje também se vê ligado aos grandes centros, através de linhas ferroviárias. A tarde daquele dia grande multidão se concentrou em frente a Estação da R.V.C. aguardando a chegada da composição da Rêde Ferroviária do Nordeste que conduzia mais ilustre embaixada composta entre outros de altas figuras do exército nacional tendo a frente o Dr. Renato feio. Ao chegar a ilustre comitiva o povo vibrou de entusiasmo num gesto de agradecimento àqueles que eram os portadores de tão grande realização. Saudando os homenageados falou em nome das autoridades municipais o dr. Francisco Soares, representando o Governador do Estado falou o deputado José Gaioso, em seguida ocupou o microfone o professor João Noberto, terminando, usou a palavra o GAL. Otacílio Terra Urarahy, agradecendo aquela manifestação e entregando ao trafego a referida ferrovia que será inaugurada oficialmente em abril ou maio próximo, com a presença do senhor presidente da República.
Enfim, estava concluída esta incrível obra. Sonho este de décadas, concretizado depois de oito anos de trabalho árduo, atravessando vales e montanhas, cidades e povoados. O ramal estava concluído. Trazia assim inúmeros benefícios as localidades cortadas pelo "cinturão de ferro".
Confira abaixo imagens do tradicional passeio da "Locomotiva do Forró" e da construção do prolongamento Campina Grande - Patos:
Estação Velha, atual Museu do Algodão na expectativa da viagem inaugural da "Locomotiva do Forró" edição 2018.
Aspecto da linha.
Chegada da "Locomotiva do Forró" a estação velha.
A tradicional e veterana locomotiva 6008.
Dentro dos vagões.
Aspecto da viagem.
Chegada da composição ao Distrito de Galante.
Descida dos passageiros em Galante.
Carro de linha em Galante.
Aspecto da chegada ao Distrito de Galante.
A bela paisagem e a possante máquina em Galante.
A velha estação de Galante de 1907.
A composição em manobra de retorno a Campina Grande.
Algumas imagens do prolongamento Campina Grande - Patos da época:
Estação de Areia de Baraúnas em 1957.
Estação de Espinharas (Passagem).
Estação e Ponte em Soledade.
Estação "nova".
Selo comemorativo do prolongamento Campina Grande - Patos. Circulação a partir de janeiro de 1959.
Uma das maiores obras realizadas pela construtora Camillo Collier Ltda, o grande Viaduto da Serra da Viração em Salgadinho.
Viaduto do Oitis no município de Salgadinho.
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