Olá amigos do HFPB. Hoje em mais uma postagem relacionado a visita ao município de Soledade no dia 21 de janeiro do corrente ano, trago a vocês duas Obras D'Arte de grande relevância no prolongamento do ramal ferroviário entre Campina Grande a Patos.
Tratam-se de duas pontes construídas em concreto armado, pedra, ferro e outros materiais próximos a estação local.
Retornando aos locais depois de quase dez anos, a última visita se realizou em julho de 2010.
Retornando aos locais depois de quase dez anos, a última visita se realizou em julho de 2010.
A primeira ponte sobre o Rio Lava-Pés dista 310 metros da estação, já no perímetro urbano da cidade. Esta ponte foi construída em 1953, como atesta as inscrições nas bases das ombreiras (pelo menos a conclusão destas ombreiras). Esta ponte tem 24 metros de comprimento por 6 metros de altura. Apresenta dois vãos e um pilar central de sustentação, e seu tipo é de "ponte gangorra", devido ao formato nas extremidades dos encontros com as ombreiras e o pilar (ou pilares).
A segunda ponte fica a 3,8 quilômetros de distância da estação, direção Soledade - Eng. Benévolo. Está localizado sobre um braço do Açude do Estado, ou Açude Soledade, maior reservatório do município, e seu tributário é o Rio Gravatá. Assim como a Ponte do Rio Lava-Pés, esta também foi construída em 1953, como atesta as inscrições nas bases das ombreiras. Ao todo, esta ponte tem 40 metros de comprimento, três vãos centrais divididos em dois grande pilares de concreto e alvenaria. No mesmo quadro da anterior, "ponte gangorra".
Lamentavelmente, nesta última, com o total abandono da ferrovia no interior paraibano, ladrões no ano de 2019 furtaram cerca de quase 2 quilômetros de trilhos, inclusive sobre a ponte. Total absurdo e lamentável o quadro que se encontra a ferrovia na maior parte do país.
No trecho entre Soledade e Campina Grande, foram construídas dez dessas pontes, similares as descritas acima. Sendo só no trecho correspondente entre Soledade e Pocinhos, oito delas.
Apesar do abandono e descaso dos órgãos competentes, as pontes encontram-se de regular a bom estado de conservação (apesar de pichações no pilar central da Ponte do Rio Lava-Pés, atestando a maestria do tão bem feito trabalho empregado pela Empresa Construtora Camillo Collier Ltda, responsável pelas Obras D'Arte do prolongamento Campina Grande - Patos.
Ponte do Rio Lava-Pés
Ponte do Rio Lava-Pés, já no perímetro urbano de Soledade
Ponte do Rio Lava-Pés
Extremidade de uma das ombreiras onde está inscrito a data de construção da mesma
Aspecto sob a ponte em bom estado de conservação
Aspecto sobre a ponte
Ombreira de pedra de um dos cantos da ponte
Ponte do Rio Gravatá
Aspecto da ponte. O mato cobriu boa parte da localidade
Mais um aspecto da Ponte do Açude Soledade. Pode-se notar a marca d'água no pilares centrais
Aspecto da ombreira
Aspecto sobre a ponte. Lamentavelmente sem os trilhos furtados por criminosos
Comparativo das dimensões da mesma comigo. Notem a marca d'água no pilar, quando o açude atinge sua capacidade máxima
Aspecto da Ponte do Açude Soledade em certa distância
Aspecto sob a ponte com enfoque a um dos pilares e a chamada "gangorra" nos encontros com pilar
Parabéns pelo trabalho. Sensacional mesmo. Nada eh do meu tempo, mas estou viajando aqui imaginando esse tempo em atividade
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