Olá amigos do HFPB. Em mais uma postagem referente a última visita realizada em um trecho da linha abandonada em Pocinhos no dia 18 do corrente mês, fiz um vídeo de 5:07 minutos percorrendo parte deste trecho, a partir da PN, ao lado de uma antiga barragem de terra.
Este trecho, assim como os demais, está coberto pela vegetação nativa, como mencionado na postagem anterior, predominantemente por cactos da caatinga, a exemplo do Facheiro (Pilosocereus chrysostele), Xique-xique (Pilosocereus gounellei), Coroa-de-frade (Melocactus zehntneri), Quipá (Tacinga inamoena), Palmatória (Tacinga palmadora), Mandacaru (Cereus jamacaru). Também encontramos Macambira (Bromelia laciniosa), Caroá (Neoglasiovia variegata), entre outros que me falha a memória.
Construída no início da década de 1950, pela Construtora Camillo Collier S/A, a serviço da Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), cujo objetivo, repetimos, era de prolongar o trecho que ia de Campina Grande a Patos, concluído a construção em 8 de fevereiro de 1958.
O trecho percorrido está relativamente conservado, a não ser pela presença da vegetação, como mencionada antes, que "invadiu" o leito ferroviário, e alguns poucos dormentes podres, no geral a baixa umidade de certa forma preservou o material presente. Confira abaixo o vídeo através do link do youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário