quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Resquícios da Antiga Estação de Cruz do Espírito Santo

Olá amigos do HFPB. Recentemente fui presenteado com fotos do local onde um dia foi a estação de Espírito Santo, antigo nomenclatura da estação, localizada no município de Cruz do Espírito Santo, na Zona da Mata, pelo pesquisador Rodrigo Henrique. O mesmo faz um trabalho excepcional de resgate em imagens de estações da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Trabalho digno de louvor, o que me inspirou a fazer esta postagem.
Rodrigo me passou alguns dados a respeito do local, o local da estação fica a cerca de 1,2 quilômetros de distância do centro de Cruz do Espírito Santo, ao sul da cidade, atravessando o Rio Paraíba.
Rodrigo, descreve da seguinte maneira:

 "Acho sua localização péssima, ...Não tem nenhuma ponte que ligue a cidade a estação. Você tem que atravessar o Rio Paraíba para chegar nela. Se o rio estiver com vazão alta fica meio difícil transpor.

Rodrigo acredita que a estação serviria para a população em torno dos engenhos da região:

"Dada toda essa dificuldade para alcançar a estação a partir da cidade, eu acredito que a mesma servisse mais aos moradores e trabalhadores dos engenhos, do que aos habitantes da cidade de Cruz do Espírito Santo, inclusive há uma estrada de rodagem que passa ao lado da estação."

A antiga estação de Espírito Santo foi construída pela The Conde D'Eu Railway Company, sendo inaugurada em 7 de setembro de 1883, quando o ramal entre a então capital Parahyba (posteriormente João Pessoa) e o então povoado de Camarazal (atual Mulungu) foi oficialmente aberto. 
A referida estação funcionou até aproximadamente o final da década de 1970, quando o transporte de passageiros pelo interior paraibano foi interrompido. Posteriormente demolida, só ficando a plataforma como evidência que ali um dia existiu uma estação. No final do século XIX o seu chefe era Joaquim Dias Pinto. Tratava-se de uma estação de 4° classe, que continha apenas a estação propriamente dita, casa do agente e armazém.
Infelizmente não temos nenhuma foto de como era a estação de Cruz do Espírito Santo, já que há décadas demoliram a mesma. Porém, provavelmente, era da mesma tipologia que outras construídas pela The Conde D'Eu Railway Company, com volumetria de linhas simples, sem maiores adereços artísticos em sua estrutura. Agradeço desde já Rodrigo Henrique pelo fornecimento destas preciosas imagens. Confira abaixo as preciosas imagens:

Resquícios da antiga plataforma de Espírito Santo. Foto: Rodrigo Henrique

Resquícios da antiga plataforma de Espírito Santo a esquerda e casas da região. Foto: Rodrigo Henrique

Resquícios da antiga plataforma de Espírito Santo. Os trilhos estão debaixo de todo o mato e entulhos. Foto: Rodrigo Henrique

Resquícios da antiga plataforma de Espírito Santo. Foto: Rodrigo Henrique

3 comentários:

  1. Excelente postagem ! Só falta nós encontramos um foto dela ainda em atividade, acredito que possa estar perdida por aí em algum acervo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Rodrigo pelo fornecimento destas preciosas imagens. Sim, deve existir uma foto perdida em algum lugar.

      Excluir
  2. Tenho um raro fragmento com o carimbo sobre selo do Império I, da Estação Reis de Cruz do Espirito Santo. Certamente foi utilizado logo após a implantação serviço dos correios na estação.

    ResponderExcluir