Olá amigos do HFPB. Hoje, 2 de outubro, uma data que sempre será lembrada aqui neste blog. Há exato 115 anos, ou seja, no dia 2 de outubro de 1907, era inaugurado de forma oficial, pela Great Western of Brazil Railway (GWBR), o chamado "Ramal de Campina Grande". De acordo com o livro 'História de Campina Grande, do Dr. Elpídio de Almeida, 1962':
"Tôda a população acorreu ao local da estação para assistir ao espetáculo desde muito aguardado... No meio da multidão, grave, taciturno, como era de seu natural, encontrava-se um cidadão que se esforçava por conter a emoção que o dominava. Era Cristiano Lauritzen, prefeito de Campina Grande, presenciando a realização do sonho que alimentara por muito tempo e que lhe custara cêrca de dezoito anos de atenção e esforços constantes. Sentia naquele instante que o progresso de Campina Grande estava assegurado, que a cidade, que adotara como sua, iria crescer rapidamente, tornar-se a mais importante do interior do Nordeste."
A partir daquele momento, o surto progressista, trazido pela linha férrea, ganhou proporções nunca antes vista na cidade, como já frisamos bem, diversas vezes, em postagens anteriores. Aquele dia festivo, era a inauguração de uma obra que durara três anos, mas de um sonho com mais de vinte anos. O ramal tinha ao todo, 90 quilômetros de extensão, partia do 'Triangulo' em Itabaiana, passando pelas estações de Lauro Muller, Mogeiro, Ingá, Galante até chegar ao seu destino final, Campina Grande. Com o comboio inaugural, sendo festivamente recebido nestas localidades mencionadas.
Para comemorar este festivo dia, faremos um "tour" pela "Estação Velha", melhor dizendo, um tour pelo interior do Museu do Algodão, ali instalado em sua segunda fase, desde 2001. Abaixo, uma série de imagens mostrando um pouco do acervo existente no referido museu, mostrando um pouco da história desta cultura tão significativa para a economia campinense por décadas. Confira:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirViajando pelo seu blog vi que existe fotografias de várias estações ferroviária na Paraíba. Parabéns pelo belo acervo fotográfico.
ResponderExcluir